Exposição de Desenho da Rute Gonzalez.

Durante todo o mês de julho estará patente, na Biblioteca Municipal João Brandão, a Exposição de Desenho da artista Rute Gonzalez, “Descobre as Diferenças”.

 

Sinopse

DESCOBRE AS DIFERENÇAS, Rute Gonzalez

Se há algo que faz de nós, seres humanos, todos iguais será, por certo, a condição de sermos iguais na diversidade. Diferentes na cor dos olhos ou da pele, na altura, nos gostos, nas vivências. Seremos fruto, entre outras coisas, das nossas diferenças. É a diferença que faz do nosso mundo um espaço de conhecimento e de experiências várias!

Este projeto pretende mostrar o espaço ténue que existe entre as nossas diferenças e os preconceitos que, por vezes, em torno se constroem.

O preconceito perante a diferença do Outro leva, por sua vez, a processos de discriminação social presentes nas mais rotineiras tarefas de cada um de nós.

Este trabalho, constituído por um conjunto de sete painéis de 250x100cm, em papel craft e desenhados a pastel de óleo, apresenta apenas alguns reflexos dessas diferenças. Estes corpos e rostos são os nossos, julgados socialmente pelo género, aparência ou limitações físicas, etnia ou orientação sexual.

A discriminação está presente não só nos gestos, mas também nas condições de acesso a uma vida profissional, na lei, nas acessibilidades físicas e na formação individual de todos enquanto seres sociais. A diferença faz parte de cada ser humano e, nesse sentido, desafiamo-lo(a) a que encontre as suas!

Rute Gonzalez (1978) – Licenciada em Pintura pela ARCA ETAC – Escola Universitária de Arte de Coimbra. Conta, no seu percurso artístico com inúmeras exposições, quer individuais quer coletivas, por diversos pontos do país: Porto, Figueira da Foz, Coimbra, Oliveira do Hospital, Luso, Mortágua, Pombal e Lisboa. Foi convidada, em 2015, para fazer parte do jurí do concurso FOIL – Fotografia e Ilustração, realizado na Figueira da Foz. Ilustrou, em 2015, o livro da autoria de Patrícia Diogo – Pezurala Sençad – a Fada Inexperiente. Integra e é uma das fundadoras do coletivo artístico MAE – Movimento Arte Experiência e autora dos 30 desenhos que serviram de ponto de partida para o primeiro projeto e para a publicação 30 Desenhos, 30 Histórias – a Voz da Terceira Idade. Ilustradora do conto “Como é Bom ter Família”, da Escola Básica da Palhaça – Turma PL2, publicado no livro Histórias de Encantar Escritas por Jovens Autores – Histórias da Ajudaris 2017 Vol. VI, publicado em 2017.