“20 Dizer que estou Contigo” em Vila Nova de Oliveirinha

A ACERT leva a Vila Nova de Oliveirinha, no próximo dia 8 de dezembro, às 21h00m, na Associação Cultural e Recreativa de Vila Nova de Oliveirinha, o espetáculo “20 Dizer que estou Contigo”.

Sinopse

“A ACERT, no período que se seguiu aos incêndios avassaladores do ano passado, decidiu dar o seu apoio às iniciativas da sociedade civil que ocorreram. Sabendo que a ação solidária não se deveria confinar ao período imediato, preparou espetáculos que, ao longo do ano, acontecessem junto das populações afetadas pela calamidade.

“20 Dizer que estou Contigo”, é um espetáculo especialmente concebido para o efeito, irá iniciar uma viagem afetiva junto da população de 6 localidades da Região Centro, sendo Vila Nova de Oliveirinha uma das localidades onde será apresentado, contando com a parceria do Município de Tábua e da União de Freguesias Covas e Vila Nova de Oliveirinha.

Cientes de que a solidariedade não se confina à sempre necessária e urgente ajuda financeira, pretende-se com este programa artístico-cultural demonstrar a importância de vivenciar com proximidade afetuosa com os habitantes de freguesias que sofreram os horrores dos incêndios. Os espetáculos integrarão textos e poemas de alunos que desafiámos a escreveram para o efeito, contando-se com a parceria da Renascer com Arte (ACASO, Biblioteca Pública Municipal João Brandão).

Serão momentos de partilha para amenizar desgostos. Incentivos de esperança e determinação pelos desafios de ânimo que importa erguer coletivamente.

A cultura e a arte têm também uma função de reunir vontades e estimular a perceção humanística e social. Por isso, este “20 Dizer que Estou Contigo” irá valorizar a “Palavra dita e musicada”, enquanto elemento de reinserção social que amplia horizontes humanos dos cidadãos em torno de causas coletivas.

O humor, a poesia e o sonho, parecendo elementos dispensáveis à vida humana, pela ausência de valor material, têm virtudes que os tornam indispensáveis ao viver em sociedade e, como tal, imprescindíveis no comportamento e nas relações de partilha e de solidariedade entre os povos.

A cultura não resolve o imediato, ajuda a transformar as sensibilidades que proporcionam a mudança.

Por isso, “20 Dizer que Estou Contigo” irá habitar Vila Nova de Oliveirinha!”