Tábua de Queijos e Sabores da Beira

A 30ª Feira do Queijo, do Pão, dos Enchidos e do Mel / 10ª Mostra de Gastronomia e Artesanato das Freguesias do Concelho decorre nos dias 09 e 10 de março de 2019, a decorrer no Pavilhão Multiusos de Tábua. De salientar que, inserido neste certame, irá decorrer no dia 8 de março, pelas 21h00m, no Centro Cultural de Tábua, uma Sessão Solene onde será exibido o documentário “Pagar a Promessa: Romaria dos Rebanhos a São Geraldo” e decorrerá a Tertúlia “Tábua de Queijos e Sabores com História”.

Tendo em conta que neste ano de 2019 se assinalam os trinta anos da Feira do Queijo, do Pão, dos Enchidos e do Mel, e face ao aumento anual de produtores e de visitantes, a Câmara Municipal de Tábua decide dar uma nova dimensão a este certame, com a alteração da sua designação para “Tábua de Queijos e Sabores da Beira”.

A “Tábua de Queijos e Sabores da Beira” continuará a engradecer o Queijo e as suas tradições, uma vez que, através das freguesias de Midões e Póvoa de Midões, e da localidade de Vila Nova de Oliveirinha, União de Freguesias de Covas e Vila Nova de Oliveirinha, o Município de Tábua pertence à Região Demarcada do Queijo Serra da Estrela, abrangendo também outros produtos produzidos no município, como o pão, os enchidos, o mel, os licores, os produtos hortícolas e os vinhos do Dão, tendo em consideração que também o Município faz parte da Região Demarcada do Dão.

Este evento tem como principais objetivos divulgar os produtos de excelência oriundos do concelho e da região, nomeadamente o queijo, o pão, os enchidos e o mel, alargando este leque ao vinho do Dão, azeite e outros produtos endógenos, englobando o artesanato, tornando-se num dos principais promotores do que melhor se faz no concelho, não só ao nível gastronómico, como cultural.

As inscrições para o certame decorrem de 21 de janeiro a 21 de fevereiro de 2019 e devem ser efetuadas através do preenchimento de ficha de inscrição (disponibilizada em www.cm-tabua.pt), e respetivo envio para o endereço: tabuadequeijos@cm-tabua.pt, devidamente acompanhada dos documentos solicitados nas normas (disponibilizadas em www.cm-tabua.pt). Poderão ainda ser realizadas presencialmente, no edifício da Câmara Municipal de Tábua, junto do Gabinete de Comunicação e Imagem.

https://www.facebook.com/tabuadequeijosesaboresdabeira/