Espetáculo “Cicare” – Digressão

O Espetáculo “Cicare”, do Teatro Perro (Oficina para Adultos), encontra-se a realizar a sua digressão pelas 11 freguesias do Concelho de Tábua.

Entrada gratuita.

Sinopse

Desafiadas pelo município, a Companhia de TEATRO PERRO e a GAMBIARRA – Associação Cultural construíram um espetáculo de teatro com o objetivo de o apresentar no concelho de Tábua, através de uma digressão em 2019 que o levasse a todas as freguesias.

Tendo como ponto de partida o conceito de cicatriz nas suas diferentes significações, e uma das ideias fundamentais da disciplina filosófica Semântica Geral: o mapa não é o território (Alfred Korzybski), o projeto CICARE levou a cabo uma fase de investigação na comunidade com recolhas de histórias e eventos com ligação à nossa região, tendo em conta as marcas que permanecem nos sujeitos, na comunidade – as suas cicatrizes. Esta recolha de material foi trabalhada posteriormente pelos alunos da oficina para adultos, num processo criativo com direção artística, dramaturgia e encenação de Gi da Conceição (TEATRO PERRO).

Extraídos da nossa comunidade, os relatos recolhidos transportam cicatrizes íntimas, familiares, cicatrizes com ou sem carne, cicatrizes na memória ou da falta dela, através das quais revisitamos as últimas décadas da nossa história coletiva recente. Não fogem a temas como a religião, a violência, a guerra colonial, a doença, a morte, a solidão, os retornados, a ditadura. Histórias do interior, daquilo que somos feitos, da terra onde vivemos.

Baseado em depoimentos reais, o espetáculo apresenta um mundo ficcional inspirado no nosso território, traçando um mapa que não sendo verdade, é parte dela. Não pretende ser um retrato nem uma homenagem, mas é uma cartografia emocional despudorada da nossa terra.
CICARE é um projeto que vive da generosidade de dezenas de pessoas e do talento dos alunos da nossa oficina.

Produção: Teatro Perro | Gambiarra
Criação: Gi da Conceição
Duração estimada: aprox. 45 min.